Blog

Minuto Comex

Minuto Comex #46 – Despacho Aduaneiro de Importação Instrução Normativa SRF nº 680, de 02/10/2006

No presente Minuto Comex #46, abordamos a Formalização de Exigências e Retificação da Declaração de Importação (DI) durante o processo de despacho aduaneiro. O artigo 42 estipula que as exigências feitas pela fiscalização devem ser registradas no Siscomex pelo importador. Em casos relacionados a crédito tributário ou direito comercial, o importador pode pagar sem a necessidade de um processo administrativo fiscal. Se houver discordância, o crédito será constituído por meio de auto de infração em até oito dias. O artigo 43 menciona que durante o atendimento da exigência, inicia-se a contagem do prazo para abandono da mercadoria, suspendendo-se o prazo previsto em outra legislação, se necessário. O próximo Minuto Comex Tradeworks continuará abordando o tema.

Leia mais >
Minuto Comex

Minuto Comex #45 – Despacho Aduaneiro de Importação Instrução Normativa SRF nº 680, de 02/10/2006

No presente Minuto Comex #45, abordamos a Conferência Aduaneira, focando na apuração de fraudes durante a inspeção das Declarações de Importação (DI). Os elementos suspeitos são investigados durante a conferência das DI no canal cinza, podendo também ser examinados em outros canais, desde que o importador seja informado previamente. A retenção de mercadorias para investigação interrompe o despacho aduaneiro. O prazo para essa apuração é de 16 dias a partir da distribuição da DI ao Auditor-Fiscal. No próximo episódio, falaremos sobre Formalização de Exigências e Retificação da DI.

Leia mais >
Reforma Tributária

Comunicado TW Reforma Tributária – Parte X

Conheça as alterações no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias pela Emenda Constitucional nº 132, de 2023, destacando mudanças nos impostos ICMS e ISS até 2032, com extinção prevista para 2033. Também menciona a fixação de alíquotas de referência e a exclusão de tributos da base de cálculo do IBS e CBS. A entrada em vigor da emenda ocorrerá em fases, com orientação da Consultoria Tradeworks sobre as implicações para o comércio exterior.

Leia mais >
Minuto Comex

Minuto Comex #44 – Despacho Aduaneiro de Importação Instrução Normativa SRF nº 680, de 02/10/2006

No presente Minuto Comex #43, tratamos das prerrogativas do chefe da unidade da Receita Federal do Brasil (RFB) responsável pelo despacho aduaneiro, conforme o artigo 41. Ele pode editar atos complementares à norma da COANA, estabelecendo métodos para verificação de mercadorias, amostragem e procedimentos para verificação física. Também pode conceder tratamento diferenciado em casos justificados e editar normas para conferir tratamento prioritário a diversas categorias de mercadorias. Esses atos devem ser enviados à COANA via Superintendência Regional. O próximo Minuto Comex será a Apuração de elementos indiciários de fraude.

Leia mais >
Reforma Tributária

Comunicado TW Reforma Tributária – Parte IX

Neste artigo, discutimos as mudanças introduzidas pela EC nº 132/2023 no Comércio Exterior, focando nos impostos IBS e CBS. Destacamos medidas para manter a competitividade da Zona Franca de Manaus e áreas de livre comércio, além das alíquotas e transições para os novos tributos. A EC entrou em vigor na data de sua publicação, exceto dispositivos dependentes de Lei Complementar.

Leia mais >
Reforma Tributária

Comunicado TW Reforma Tributária – Parte VIII

A Emenda Constitucional nº 132/2023 cria os tributos IBS e CBS. Bens e serviços essenciais como educação, saúde e transporte público terão 60% de redução na alíquota. Empresas do setor automotivo nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão crédito presumido da CBS até 31/12/2032. A maioria dos artigos da emenda entrou em vigor na data da sua publicação. O próximo artigo abordará as alterações no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

Leia mais >